O Sebrae Tocantins apoia o Arte de Inovar – um dos eventos de inovação mais aguardados de 2024, que ocorre nesta terça-feira, 7, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em Pedro Afonso. Este ano, o tema principal da Maratona de Inovação é a Sustentabilidade.
Organizado pela Loa Produções Culturais e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da BP Bunge Bioenergia, o evento é voltado para alunos do ensino técnico e médio integrado.
O facilitador Wellington Sacheti descreve a dinâmica do evento, que se divide em três fases: “Arte”, “Criatividade” e “Inovação”. “Os participantes, chamados de ‘tripulantes’, serão provocados a fazer reflexões depois de assistir a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hídricos”, adiantou.
Na fase 2 são formados grupos para brainstorming e desenvolvimento de ideias inovadoras. “Com o apoio de mentores especializados, os participantes serão auxiliados na criação de soluções sustentáveis e impactantes”, explica. Na fase final, os grupos apresentarão as ideias para uma banca de jurados convidados que premiará as melhores propostas.
A CEO da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade.
do evento, que une arte, cultura e inovação em um projeto pioneiro no Brasil. “É um evento de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios”, destaca.
A analista do Sebrae Mailene Alencar pontua que a instituição desempenha diversas funções-chave para promover a inovação nas escolas por meio de capacitação e recursos para educadores, permitindo-lhes incorporar metodologias ativas de ensino que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. “Ao intermediarmos a promoção de eventos e competições nas escolas, estimulamos os estudantes a pensarem em soluções e ideias transformadoras que vão além da sala de aula, além de proporcionar visibilidade e reconhecimento aos jovens talentos”, aposta.
Inspirado em metodologias de inovação de instituições como Google e NASA, o evento tem a proposta de envolver mais de 3.500 participantes em 24 eventos em 12 cidades de cinco estados, proporcionando uma experiência imersiva de inovação cultural.
As inscrições para as oficinas são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas por e-mail através de [email protected].
Fonte: Cleber Toledo